O Domingo Cristão X o sábado judeu
Muito
se tem questionado sobre a questão da guarda ou não do dia de sábado como dia do
Senhor, então vejamos algumas considerações a respeito:
O QUE ERA O SÁBADO?
Sábado
significa descanso (schabat) e uma ordenança Divina para o bem estar do homem
envolvendo sua saúde e também para impedir a ganância. Todo feriado e festa
judaica era chamado de sábado não importando o dia em que caísse. Então havia
semanas que tinham 2 ou até 3 sábados e em semanas como a da festa dos tabernáculos
e dos pães asmos, todos os dias da semana eram chamados de sábado. Além disso,
existiam meses e anos sabáticos estabelecidos pela lei judaica.
Qualquer
dia de descanso pode ser chamado de sábado. Para Deus mais importa que o homem
o sirva, do que o dia que vai descansar, porque “o sábado existe por causa do homem e não o homem por causa do sábado” (Lucas 2.27).
Deus já havia avisado o fim do sábado a muito tempo dizendo: “Farei cessar todo o seu
gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas
solenidades” (Ozéias 2.11). Esta profecia sobre o fim do sábado
foi cumprida em Jesus, “o Senhor do sábado”
(Marcos 2.28) que não guardou o sábado da
forma que os judeus queriam.
Antes
de saírem do Egito, o povo não guardava o sábado, assim como os patriarcas.
Depois foi feita uma aliança entre Deus e Israel. Em Deuteronômio 5.15 diz que a ordenança de guardar o
sábado foi como uma lembrança a Israel da libertação do Egito, quando o povo
era escravo, mas depois se tornaram livres e poderia até descansar um dia na
semana. Isso mostra que é exclusividade do povo judeu (leia Êxodo 31.16,17).
Se
formos levar ao pé da letra, podemos interpretar que Deus também trabalhou no sétimo
dia e depois descansou, pois “havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito,
descansou nesse dia de toda a obra da criação” (Gênesis 2.2).
A
questão da lei: A igreja cristã poderia manter o dia de descanso no sábado e
servir a Cristo, porém se guardasse um só preceito da lei seria obrigada de
todos os outros (Tiago 2.10)
e estaria servindo a dois senhores (Mateus 6.24).
Então não guardamos sábado porque não estamos mais debaixo da lei e sim da graça
(Romanos 6.14).
Qual foi a função
da Lei?[1]
“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e
encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos
serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos
justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque
todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3.23-26).
A
função da lei foi educar (aio = educador) e ensinar o que é certo e o que é errado
para o povo que estava saindo do Egito e precisavam formar uma nação
organizada. O Antigo Testamento nos ajuda a aprender sobre o pecado (Romanos 3.20; 28-31 e 7.7)
e o evangelho (N.T.) ensina vencer o pecado pela fé através da Nova Aliança que
temos em Cristo Jesus (Hebreus 9.15-20).
Paulo
ensinou aos crentes não se preocuparem com os preceitos da lei para que “ninguém, pois vos julgue por
causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo
isso tem sido sombra de coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2.16,17).
Os
cristãos que guardavam o sábado foram repreendidos pelo apóstolo Paulo: “Mas agora que conheceis a
Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando outra vez aos
rudimentos fracos e pobres, aos quais quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias e meses e tempos e
anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco” (Gálatas 4.9-11).
Como foi a
mudança do sábado judeu para o domingo cristão?
A
transição do sábado para o domingo como dia de descanso e culto dominical, erroneamente
se prega que foi uma instituição de Constantino (Imperador Romano que se
converteu ao Cristianismo e oficializou a religião Cristã no império). Ele
apenas confirmou a prática tradicional da igreja em guardar o domingo
oficializando o dia de descanso no calendário do império. Na cultura romana se
cultuava o deus Sol no primeiro dia da semana, daí se dizer que guardar o
domingo provém de origem pagã. Porém, na mesma cultura romana, no sábado se
cultuava o deus Saturno. Muito antes de Constantino se converter a Igreja
Primitiva já fazia seus cultos no domingo.
“No
cristianismo primitivo ainda existia a guarda do sábado, mas antes de chegar à
noite já os fiéis se reuniam para preparar o domingo, dia do Senhor, quando se
comemorava sua ressurreição e subida aos céus. A guarda dos dois dias era
realmente pesada, o que levou Paulo a fixar o repouso no domingo, primeiro dia
da semana, mas essa prática se impôs somente a partir do século IV” [2].
O 4º mandamento tem
confirmação no Novo Testamento?
No
Novo Testamento não encontramos nenhuma sequer vez a ordem de guardar o sábado,
embora encontremos muitos questionamentos e reprovações observância do sétimo
dia.
O
novo concerto sob o qual estamos não existe ordem para guardar o sábado, embora
encontremos todos os outros no decálogo.
Veja
o quadro comparativo:
Ordenança
|
Antigo Testamento
|
Confirmação
no Novo Testamento
|
1º Mandamento
|
Êxodo 20.2,3
|
I Coríntios 8.4-6 e Atos
17.23-31
|
2º Mandamento
|
Êxodo 20.5,6
|
I João 5.21
|
3º Mandamento
|
Êxodo 20.7
|
Tiago 5.12
|
4º Mandamento
|
Êxodo 20.8-11
|
?
|
5º Mandamento
|
Êxodo 20.13
|
Efésios 6.1-3
|
6º Mandamento
|
Êxodo 20.13
|
Romanos 13.9
|
7º Mandamento
|
Êxodo 20.14
|
I Coríntios 6.9,10
|
8º Mandamento
|
Êxodo 20.15
|
Efésios 4.28
|
9º Mandamento
|
Êxodo 20.16
|
Colossenses 3.9 e Tiago4. 11
|
10º
Mandamento
|
Êxodo 20.17
|
Efésios 5.3
|
Algumas razões
para guardarmos o Domingo como dia de descanso[3]:
Jesus
ressuscitou dentre os mortos no primeiro dia da semana (João 20.1).
Jesus
apareceu a dez de seus discípulos naquele primeiro dia da semana (João 20.19).
Jesus
esperou uma semana e no outro primeiro dia da semana apareceu aos onze discípulos
(João 20.26).
A
promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se no primeiro dia da semana no dia
de Pentecostes, que pela lei caía no primeiro dia da semana (Levítico 23.16).
No
mesmo primeiro dia da semana foi pregado pelo apóstolo Pedro o primeiro sermão
evangelístico sobre a morte e ressurreição de Jesus (Atos 2.14).
Nesse
dia os três mil conversos foram unidos à primeira eclesia neotestamentária (Atos 2.41).
No
mesmo primeiro dia da semana o rito do batismo cristo em nome do Pai e do Filho
e do Espírito Santo foi ministrado pela primeira vez (Atos 2.41).
Em
Trôade os cristãos reuniam-se para culto no primeiro dia da semana (Atos 20.6-7).
Paulo
instruiu os cristãos em Corinto a fazer contribuições no primeiro dia da semana
(I Coríntios 16.2).
No
primeiro dia da semana Cristo veio ao apóstolo João na ilha de Patmos (Apocalipse 1.10).
CONCLUSÃO:
Esta
é uma questão de se entender o Plano de Salvação, começando com os judeus através
da lei e concluindo com todos os povos em Cristo através da Graça. Em Hebreus 4.7-9, fala a respeito de um “outro dia e do descanso” que Deus provê para o seu povo,
um descanso muito superior a qualquer dia que tenhamos aqui na terra e esse
descanso que nós cremos que vamos receber do Pai lá na glória. Em Cristo não
importa o dia de folga que tiramos do serviço, mas sim nossa devoção a Ele
TODOS OS DIAS da nossa vida (Salmo 118.24).
Assim
como os demais cristos, não guardamos o dia de Sábado como dia do Senhor e sim
o Domingo, porque vivemos pela graça de Cristo, comemoramos a sua ressurreição
e não aceitamos a pregação da salvação pelas obras da lei.
0 comentários:
Postar um comentário